Por Priscila Gonçalves

O atletismo chega às Olimpíadas Rio 2016 trazendo 2.465 atletas de 200 países. As provas disputadas são: corridas, saltos, arremessos, lançamentos, decatlo e heptatlo. Em algumas competições há diferença entre o masculino e feminino.

Muitas pessoas podem achar que a corrida é uma prova só, mas existe com obstáculos (3000 metros feminino e masculino), barreira (110m e 400m masculino e 100m e 400 feminino) – a diferença é que na prova com obstáculo além das barreiras que o atleta deve pular, o percurso conta com poças d’água. Há também o revezamento, que é uma equipe com quatro atletas e cada um correrá 100m – o que é chamado de 4×100 e é para ambos os sexos. E para o 4×400 segue o mesmo raciocínio (cada atleta percorre 400m).

Poucos devem saber, mas a maratona é uma das provas mais tradicionais das olimpíadas. É disputada nas ruas, em um percurso de 42 km. Mesmo não podendo correr durante a prova, a marcha atlética é uma modalidade que está “dentro” da corrida. E para seguir à risca essa regra o calcanhar deve ficar em contato com o solo até que a ponta do pé posterior toque o chão.

SALTO EM ALTURA

Na modalidade do salto há quatro categorias: salto em altura, em que o esportista tem três tentativas para ultrapassar o sarrafo (barra horizontal); salto com vara, o atleta tem que ultrapassar a barra, mas tem ajuda de uma; salto em distância, ele toma impulso para cair num recipiente de areia, onde é medida a distância do salto e o salto triplo, a diferença para o salto em distância é a tábua e a linha limite do salto fica no mínimo a 11m da caixa de areia.

LANÇAMENTO DE DISCO
Lançamento de disco. Fonte: Divulgação

O arremesso e o lançamento ainda são modalidades pouco conhecidas da maioria do publico dentro do atletismo. No arremesso, a bola de metal maciço deve ser lançada o mais longe possível – masculino a bola pesa um pouco mais do que sete quilos, já para as mulheres o peso é quatro quilos. Dentro do lançamento há três categorias, disco, em que o atleta está dentro de uma “gaiola” e joga o disco; martelo, que é um conjunto formado por uma bola de metal semelhante ao peso presa a um cabo de aço com uma empunhadura na outra extremidade e deve girar para ganhar velocidade e soltar (há uma área delimitada para o martelo cair); e o dardo, que deve ser arremessado o mais longe possível sempre dentro de um espaço delimitado por duas linhas marcadas no campo.

ARREMESSO DE PESO
Arremesso de bola – na prova masculina o peso é maior.  Fonte: Divulgação

Duas provas que a grande maioria do público não deve saber nem mesmo que exista é decatlo e heptatlo. Esta é uma prova só exercida por mulheres, e tem esse nome porque as atletas competem sete vezes (100 m com barreiras, salto em altura, arremesso do peso e 200 m, no primeiro dia e salto em distância, lançamento do dardo e 800 m, no segundo). Já o decatlo é praticado por homens e são cinco provas em dois dias cada – 100m, salto em distância, arremesso do peso, salto em altura e 400 m, as disputas do primeiro dia, e 110 m com barreiras, lançamento do disco, salto com vara, lançamento do dardo e 1.500 m, as do segundo dia.

O atletismo tem sua estreia para esta sexta-feira, 12, às 9h e as provas serão no decorrer de todo o dia. Durante toda a semana terá varias competições que vão até o último dia das Olimpíadas, 21.

Fontes:

http://regrasdoesporte.com.br/atletismo-regras-modalidades-corrida-arremessos-e-regras.html

http://www.clubedeatletismo.org.br/bmf-bovespa/curiosidades/barreiras-e-obstaculos-193122-1.asp

http://www.clubedeatletismo.org.br/bmf-bovespa/curiosidades/arremesso-e-lancamentos-193118-1.asp

http://www.clubedeatletismo.org.br/bmf-bovespa/curiosidades/saltos-193805-1.asp

OS TIPOS DE PROVAS DE CORRIDAS NO ATLETISMO